sexta-feira, 5 de julho de 2013

O que é viver?



Viver não é ficar trancado num quarto, ou fechado numa bolha. Viver é pegar uma chuva com o paraense, é tomar um chimarrão com o gaúcho, é paquerar com a paulistana, é dar um rolé com o carioca, é bater um dedo de prosa com o mineiro, é surfar com a catarinense, é navegar com o amazonense, é ir na praia com o potiguar, é dançar o frevo com a pernambucana, é correr atrás do trio elétrico com o baiano, é comer uma moqueca com o capixaba...

Viver é estar aberto a outras culturas, a outros modos de viver e de encarar a vida, é celebrar a diversidade....

Viver é conviver em harmonia com todos.

Viver é conviver!!!

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Vamos acordar nossa criança interior?


O Andarilho leu no final do ano passado nos jornais que no mês de novembro  de 2012 foi escolhido o novo papa da Igreja Católica Ortodoxa Copta. Seus seguidores são conhecidos como cristão coptas e tal religião é seguida por cerca de 10% da população egípcia. Mas o que quero sublinhar é a forma como se dá esta escolha papal. Após um Concílio entre seus líderes, no qual são indicados 3 (três) nomes, estes são colocados, cada um em um papel, em um cesto e uma criança com os olhos vendados retira o papelzinho que indica o novo Papa de tal religião. A justificativa dos seus religiosos por tal processo de escolha é que tal ato reflete a não influência do mundo material na escolha de seu líder. Eu iria mais longe e afirmaria ainda que tal ato deve ser um exemplo para o mundo de hoje, onde os interesses econômicos, financeiros e de outras ordens prevalecem sobre os valores éticos e sociais. E a criança, símbolo da franqueza, ingenuidade e sentimentalismo, ao ser responsável por uma escolha de tal envergadura, simboliza um retorno a um mundo menos mesquinho e com mais escrúpulos.



Tal retorno é como uma volta à nossas próprias origens, às nossas próprias infâncias. A volta a um mundo em que a brincadeira substitui a guerra, em que as brigas acabam com um abraço e sem mágoas. Um mundo em que as travessuras são sadias e os seus castigos se resumem a palmadas no bumbum ou uma semana sem ver televisão. Um mundo em que chorar e rir faz parte do dia a dia. Em que nossa sensibilidade está à flor da pele. Em que o sensorial se faz presente. E não um mundo robotizado, mecanizado como o de hoje, em que as emoções são relegadas a um segundo plano como se estivessem na Segunda Divisão das qualidades, enquanto a Razão é a única e eterna campeã sob essa ótica. Razão esta que aliada a interesses econômicos, políticos, entre outros, nos trouxe a este mundo de poluição, de aquecimento global, de destruição das florestas, de profundas desigualdades sociais, de miséria e fome de parte da população, de proliferação do uso das drogas, etc.


Portanto, o garoto copta, ao realizar o simples ato de sortear o nome do novo papa copta em 2012 não só faz uma religião conhecer seu novo líder, mas mais do que isso, nos faz também refletir como tão diferente e melhor seria nosso mundo se todas as decisões importantes para a humanidade fossem tomadas com a franqueza, a ingenuidade e o sentimentalismo de uma criança. Criança essa que todos nós fomos um dia e se encontra adormecida no nosso interior. Só falta despertá-la para que tenhamos um mundo melhor. E então? Vamos acordar nossa criança interior?

sexta-feira, 7 de junho de 2013

O Andarilho do Cotidiano



Saudações, caro leitor! Você deve estar se perguntando de cara o porquê de um texto intitulado com o mesmo novo nome deste Blog? Exatamente para explicar a você, leitor, o motivo desta mudança e a razão pela qual escolhi a figura do"Andarilho do Cotidiano" para simbolizar a nova fase deste Blog.

Para representar esta nova fase, essa evolução, escolhi a figura do Andarilho, pois este está sempre andando, sempre caminhando adiante, nunca regredindo e sempre evoluindo pelas estradas da vida. Mas um andarilho por si só não representaria a essência dessa nova fase do Blog, que é de abordar fatos e pensamentos que permeiam nosso dia-a-dia, nosso Cotidiano e divagar acerca de acontecimentos que podem ser ao mesmo tempo banais e ao mesmo tempo surpreendentes, dependendo do ponto de vista e da visão de você, caro leitor. Daí surge a figura do "Andarilho do Cotidiano", cujo belo logo foi produzido pelo meu queridíssimo primo Fábio Alonso e que representa o novo espírito deste Blog: atuante, crítico, ácido quando necessário, mas sempre caminhando, sempre em evolução, sem se desgarrar do cotidiano do mundo em que vivemos.

Espero então que eu possa ter sempre sua companhia nos textos deste Blog lendo, comentando, sugerindo, reclamando, elogiando ou o que mais lhe convier, pois o Cotidiano faz parte de  nossa realidade e o Andarilho sempre está evoluindo, avançando pelos caminhos da vida.


Um grande abraço e seja muito bem-vindo!!!