Ontem, dia 15 de junho de 2009, foi o Dia Mundial de Combate à violência Contra o Idoso. Esta data serve para atentarmos para a forma como nosso país e a nossa sociedade tratam a chamada Terceira Idade. Infelizmente, a cada dia, são cada vez mais comuns as situações de violência a que nossos idosos são submetidos, seja no seu ambiente familiar, seja nas ruas. E não falo só de violência física, mas em todas as suas formas.
Além dos traumas físicos, que os idosos sofrem muitas vezes de cuidadores ou até mesmo de familiares, estes também são vítimas muitas vezes de violência financeira, psicológica, de abandono, dentre outras diversas formas de violência a que são submetidos.
No caso da violência financeira, temos o caso de muitos cuidadores que dopam os idosos dos quais deveriam cuidar, através do uso de medicamentos, fazendo-os assinarem cheques e procurações.
Há também os casos de abandono, em que os próprios familiares abandonam seus ascendentes, deixando-os à própria sorte. Há também a violência das ruas. É a violência das calçadas mal preservadas que inibem os idosos a saírem às ruas e, quando o fazem, correndo o risco de sofrerem quedas; a violência do transporte urbano, em que os motoristas não param nos pontos de ônibus ao verem pessoas da terceira idade e, dentro dos coletivos, em que os mais jovens ocupam os bancos preferenciais destinados aos idosos; além de muitos outros tipos de violência dos quais são vítimas.
Enfim, nossos idosos sofrem diversas formas de maus tratos, seja por parte de familiares, da sociedade ou do Poder Público. E uma sociedade que trata mal seus idosos, seus ascendentes, é uma sociedade sem memória e sem futuro. E, como sempre diz minha querida mãe “um dia, se não morrermos antes, também seremos idosos”. Então, nada mais justo que tratarmos com dignidade, respeito e carinho nossos idosos, para um dia também sermos tratados da mesma forma. Pense nisso...
Nenhum comentário:
Postar um comentário